08 dezembro 2011

O que é a menstruação

A chegada da menstruação é provavelmente a mudança mais importante que acontece com as garotas durante a puberdade. Você não deve encarar a menstruação como um problema: ela é uma passagem natural na vida de uma mulher. É um sinal de que o corpo está saudável e funcionando bem. Você pode fica um pouco ansiosa quando menstruar pela primeira vez, mas a menstruação é normal e não deve causar nenhuma preocupação.
A menstruação é a eliminação de fluídos corporais e sangue pela vagina (uma abertura entre as pernas). Ela acontece com todas as mulheres uma vez por mês e é sinal que o corpo está normal e saudável.
A maioria das mulheres menstrua pela primeira vez entre 10 e 16 anos de idade. Não existe uma idade exata para ficar menstruada, a menstruação vem quando o corpo está preparado.
A menstruação dura alguns dias, em geral entre 3 e 7 dias. A maioria das mulheres menstrua uma vez por mês. Em geral o tempo entre o fim de uma menstruação e o começo de outra é 28 dias, mas isso pode variar de mulher para mulher. O normal é ficar entre 21 e 35 dias.
Quando vou ficar menstruada?
Para você ter uma ideia, sua menstruação provavelmente vai começar:
Uns 2 anos depois que seus seios começarem a crescer.
Pouco tempo depois de nascerem seus pelos púbicos.
Depois que começar o corrimento vaginal.
Use um calendário para controlar a sua menstruação
Muitas mulheres se preparam para a menstruação seguinte usando um calendário onde anotam seu ciclo menstrual.